TURISMO DE EXCENTRICIDADES

3 11 2009

por Luciane Aulicino

O turismo de excentricidade, também conhecido como turismo de experiência  ou de aventura, ainda é pouco explorado. Esse turismo é praticado com o intuito de praticar atividades extravagantes como forma de lazer, podendo ocorrer em qualquer lugar e de diferentes formas. Até o século XX, o turismo em si era considerado excêntrico, devido a sua raridade e ao pouco conhecimento do local visitado.

O turismo excêntrico ganha cada vez mais vertentes, dentre elas algumas merecem destaques como:

Turismo Espacial: Viagens espaciais realizadas por indivíduos sem propósitos científicos. Aberto apenas ao público extremamente rico.

Saara a pé: Praticado por um brasileiro, Toco Lenzi que conta com a ajuda de três guias e dois camelos que se alternam durante o trajeto. O pacote custa em torno de US$ 3,5 mil.

Turismo de Mendicância: Permite ao turista viver como mendigo. Os turistas são levados com um cobertor e um instrumento musical, caderno de anotações e alguns acessórios que o auxiliem a ganhar esmolas para permanecerem na rua por três dias, monitorados por câmeras. No final da experiência são levados a uma desintoxicação e um tratamente em hotel de luxo.

Turismo para obesos no Zimbabwe: Tem como objetivo o emagrecimento dos turistas. Eles vivem de acordo com o modelo de vida imposto, ou seja, passam fome, como a grande maioria da população local. Existem boatos de que se a meta não for atingida, o turista não pode voltar para casa.

As motivações para o turismo excêntrico são as mais diversas possíveis, desde a busca por fortes emoções até a vontade de seguir os modismos da minoria. Já para os agentes que promovem os pacotes, a motivação é única e exclusiva focada no lucro.
Esse tipo de turismo tende a crescer mesmo que os valores não baixem e aconteceram de forma diversificada, ou seja, tudo que é estranho tende a ser explorado.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: